^
Home > Todos contra o Aedes

Aedes



A Organização Mundial da Saúde (OMS) vem projetando dados alarmantes com relação ao aumento no número de casos de pessoas infectadas pelo mosquito Aedes Aegypti. As doenças transmitidas por este inseto "dengue, zika vírus e febre chikungunya" já tomaram proporções mundiais, que as caracterizam como uma pandemia.


Uma das armas mais poderosas é a informação. Por isso, preparamos um compilado sobre o tema.



Diferenças entre dengue, zika vírus e febre chikungunya




Estas três doenças se diferenciam pela intensidade nos sintomas



Dengue: entre as três, é a doença com maior risco de mortalidade, principalmente se evoluir com complicações hemorrágicas. Portanto, não faça uso de medicamentos com base em ácido acetilsalicílico e drogas anti-inflamatórias;


Zika vírus: no geral, a evolução da doença é benigna e os sintomas desaparecem espontaneamente após 3 a 7 dias. Entretanto, se a pessoa infectada for uma gestante, o feto poderá ter o Sistema Nervoso Central atacado, levando à microcefalia;


Febre chikungunya: caracterizada por dores nas juntas, que podem persistir por meses e até anos, evoluindo para a forma crônica, o que pode acontecer em até 30% dos casos.



Tratamento

Não existe tratamento específico para as três doenças, apenas o alívio dos sintomas. Quando aparecerem os sintomas, procure o seu médico. Não tome medicamentos por conta própria.


Fique atento aos repelentes


Sobre o mosquito


Como combater e se proteger dos mosquitos: