^
Home > Serviços > HSP
Brinquedoteca | Orientações de Internações | Estrutura | Exames | Humanização | Informações | Maternidade | Nutrição Dietética | Ouvidoria

Hospital São Paulo



O Hospital São Paulo - Unimed de Araraquara oferece serviços de qualidade, estrutura moderna, equipamentos com tecnologia de ponta, além do corpo clínico altamente especializado


Os clientes têm à disposição toda a estrutura necessária para tratamento e realização de exames. Além da maternidade, com completa infraestrutura para os cuidados com a mãe e o bebê.


O constante investimento em tecnologia, aperfeiçoamento dos processos e treinamento dos profissionais faz o hospital ter sua qualidade reconhecida, por meio de importantes certificados:


ONA: A certificação da ONA - Organização Nacional de Acreditação comprova a qualidade da gestão e dos serviços oferecidos pela instituição. Os principais ganhos estão relacionados à segurança para pacientes e profissionais, qualidade na assistência, processo de melhoria contínua, além de ser um útil instrumento de gestão. Em março de 2017 o HSP conquistou a acreditação plena através da Fundação Carlos Alberto Vazolini. Saiba mais sobre a ONA.


PNCQ e ControlLab: O PNCQ e o ControlLab são certificados que atestam a qualidade e precisão dos exames laboratoriais. O Unilab, laboratório próprio da Unimed e responsável pelos exames feitos em pacientes do Hospital São Paulo, possui pelo 8º ano consecutivo o selo do PNCQ e pelo 5º ano o certificado do ControlLab

Para oferecer um serviço completo e com qualidade, o Hospital São Paulo conta com departamentos que dão suporte e garantem a prestação do serviço. São eles: Central de Material e Esterilização, Central de Medicamentos, Farmácia, Higiene e Limpeza, Lavanderia e Rouparia, SAME e SCIH.



Além de ter todos os setores administrativos que zelam pelos processos: Almoxarifado, Atendimento, Compras, Departamento Jurídico, Departamento Pessoal, Engenharia Clínica, Escritório da Qualidade, Financeiro, Manutenção, Marketing, Recursos Humanos, Segurança no Trabalho e Tecnologia da Informação.


Confira alguns números que expressam a dimensão do hospital:

  • internações: mais de 1.100 por mês
  • atendimento na unidade de emergência: 10.300 por mês
  • exames laboratoriais: mais de 38 mil por mês
  • cirurgias: mais de 980 por mês
  • corpo clínico especializado: 375 médicos, em 41 departamentos

Endereço: Hospital São Paulo - Rua Major Carvalho Filho, 1550 - Tel. (16) 3303-3900

Dentro da Associação Brasileira de Brinquedotecas, a brinquedoteca do Hospital São Paulo em Araraquara é referência no interior paulista, em hospitais com pequeno porte de internação na área pediátrica. Inaugurado em 15 de novembro de 2003, o local desenvolve um trabalho exemplar no ambiente pediátrico-hospitalar, com voluntárias altamente especializadas.


O objetivo é minimizar os efeitos psicogênicos da internação nas crianças, realizando um trabalho focado na humanização familiar e ainda estimular a continuidade do tratamento. Atividades como ludoterapia, criação dos brinquedos utilizados e a decoração dos ambientes com motivos infantis possibilitam uma recuperação mais rápida e tornam o dia a dia dentro do hospital menos traumático.

O tema 'Humanização no Brincar Hospitalar' vem sendo desenvolvido em palestras ministradas pela coordenadora Lucy Alves Correia.O contato para agendar as palestras pode ser feito com a própria Lucy pelo
e-mail:lucyalvescorreia@uol.com.br.


Equipe que dá suporte a esse projeto:

  • Lucy Alves Correia
  • Hilda Gandolfi Soares
  • Ingrid Alves Correia Calciolari
  • Selma Regina C. D. Gomes
  • Patrícia A. Machado Almeida
  • Tatiana M. Aranha Correia

Homenagens:

As crianças aprendem o que vivem

As crianças aprendem o que vivem....
Se A Criança Vive Com Críticas,
Ela Aprende A Condenar
Se A Criança Vive Com Hostilidade,
Ela Aprende A Agredir
Se A Criança Vive Com Zombarias,
Ela Aprende A Ser Tímida
Se A Criança Vive Com Humilhação,
Ela Aprende A Se Sentir Culpada
Se A Criança Vive Com Tolerância,
Ela Aprende A Ser Paciente
Se A Criança Vive Com Incentivo,
Ela Aprende A Ser Confiante
Se A Criança Vive Com Elogios,
Ela Aprende A Apreciar
Se A Criança Vive Com Retidão,
Ela Aprende A Ser Justa
Se A Criança Vive Com Segurança,
Ela Aprende A Ter Fé
Se A Criança Vive Com Aprovação,
Ela Aprende A Gostar De Si Mesma
Se A Criança Vive Com Aceitação E Amizade,
Ela Aprende A Encontrar Amor No Mundo.


Homenagem ao médico

Quando nascemos, recebemos diferentes missões.
A sua missão é de salvar vidas!


Pelo talento de suas mãos, transforma todo homem em bonança.
Sua alma não se contém diante o desespero de uma criança
ou de um idoso.


Por isso, você vai operando milagres, trazendo esperança
a corações desesperançados.


Falar de seu ofício de médico não é fácil.


Existem muitas dificuldades
e seu trabalho é incansável.


Sabemos que você o faz por
amor ao ser humano, altruísta sempre.


Não há tempos, nem momentos para fazer o bem, por isso,
devemos a você nossa saúde.


Você não escolhe dia para exercer a sua profissão.
Para você, todo dia é dia de salvar vidas.


Por isso, seremos sempre gratos e rendemos nossas homenagens.


Nosso sincero agradecimento de quem sabe que, sem você,
nossa vida não seria tão feliz.
Feliz dia do médico!!!


Parabéns a toda equipe da brinquedoteca.


Notícias:

Lucy Alves Correia visita LABRINJO - Fortaleza-CE

A coordenadora da Brinquedoteca do Hospital São Paulo e do Núcleo de Araraquara da Associação Brasileira de Brinquedotecas do Estado de São Paulo, Sra. Lucy Alves Correia participou de uma intervenção lúdica no projeto de extensão BRINQUEDOTECA DE PESQUISA E LAZER com as crianças do Núcleo de Desenvolvimento Infantil NDC. O projeto mencionado é registrado na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará – UFC, sob a coordenação do Professor Marcos Teodoro Pinheiro de Almeida responsável pelas atividades no Laboratório de Brinquedos e JogoS LABRINJO no Instituto de Educação Física e Esportes IFES na UFC.


Confira as fotos



Orientações aos voluntários e acompanhantes


O Hospital São Paulo Unimed Araraquara, preza pela segurança, bem-estar e qualidade de vida de seus pacientes, acompanhantes e visitantes. Desta forma e para garantir o máximo de tranquilidade em qualquer uma destas situações, apresentamos algumas normas e orientações que devem ser respeitadas.

Clique aqui e acesse o Manual de Orientações de Internações que traz diversas informações sobre a rotina do hospital para uma permanência ou visita agradável e segura para todos.


Higienização das mãos


Lave bem as mãos antes e após o contato com o paciente e entre um paciente e outro, mesmo que estejam no mesmo quarto. Para lavagem das mãos ou uso de álcool gel siga as orientações dos dispensers localizados nos corredores do hospital ou acesse as técnicas corretas para:


Atenção:antes de iniciar a lavagem das mãos é necessário retirar acessórios (anéis, pulseiras, relógio), pois pode haver acúmulo de microrganismos.

Você ainda pode contar com a equipe do Centro de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) para sanar suas dúvidas:ccih@unimedara.com.br



Estrutura


O hospital segue as diretrizes do Protocolo de Manchester, sistema de triagem que padroniza o atendimento das unidades de emergência (adulto e pediátrico), classificando o risco do paciente e, consequentemente, o tempo estimado para o atendimento. São utilizadas cores para identificar o tempo máximo de espera. Por exemplo, a cor vermelha indica que o paciente deve receber atendimento imediato, já a cor azul (a última da escala) o paciente pode esperar no máximo, 240 minutos. Ou seja, a classificação de risco permite atender, em primeiro lugar, os casos mais graves e não, necessariamente, quem chega primeiro.


Os serviços do Hospital São Paulo são reconhecidos pela qualidade e segurança, certificados pela ONA:


Unidade de Emergência - possui estrutura física completa, médicos e enfermeiros capacitados em prestar atendimento nos casos de urgência e emergência, realizando o diagnóstico com eficiência.


Pronto Atendimento Pediátrico - é um espaço físico exclusivo para atender bebês e crianças até 12 anos, em urgência e emergência. Os profissionais são especializados em atendimento pediátrico e recebem treinamentos periódicos para estarem atualizados com as melhores práticas em gestão de saúde.


Unidades de Internação - os leitos possuem toda infraestrutura necessária, contando ainda com ar condicionado, televisão a cabo e internet sem fio. São oferecidas acomodações em quarto coletivo ou apartamento individual, e a utilização é de acordo com a cobertura contratada, seja pelo plano de saúde ou opção do cliente.

UTI´s Adulto,Neonatal e Pediátrica - São 14 leitos adultos, seis neonatais e três pediátricos. Contam com monitorização permanente, alta tecnologia e equipamentos específicos para receber os pacientes. Os profissionais são especializados, com formação intensivista, e oferecem atendimento individualizado para pacientes e familiares.

Centro Cirúrgico - possui infraestrutura e equipe preparadas para atender todos os casos e realizar procedimentos de baixa e alta complexidade.


Pediatria - com ambiente e profissionais preparados especialmente para receber as crianças, a área de pediatria foi recentemente modernizada para proporcionar atendimento mais humanizado e oferecer mais conforto aos pacientes.

Brinquedoteca - a equipe multidisciplinar, formada por brinquedistas, psicopedagodas, pedagogas e odontopediatras, é capacitada para promover atividades que visam minimizar os efeitos psicogênicos da internação nas crianças e também para orientar sobre a importância da saúde bucal. É realizado um trabalho com foco na humanização familiar, contribuindo para uma recuperação mais rápida. Saiba mais.


Exames


O Hospital São Paulo oferece estrutura completa para a realização de exames durante a permanência dos pacientes. Sejam exames de análises clínicas ou de imagem.


Análises Clínicas


O Unilab - Laboratório de Análises Clínicas- é o responsável pelos exames de análises clínicas. Possui os equipamentos mais modernos e um rigoroso controle de qualidade.
Realiza todos os tipos de exames:bioquímica, hormônios, parasitologia, urinálise, microbriologia e hematologia.

A confiabilidade dos processos é comprovada por duas certificações concedidas por instituições renomadas na área de proficiência laboratorial.

Pelo 8º ano consecutivo recebeu o PNCQ. e pelo 5º ano consecutivo o certificado do ControlLab.

Exames de imagem


Os exames de imagem são feitos pelo Unimagem, que possui equipamentos e profissionais especializados, prontos para realizarem os exames de imagem: ultrassonografia, tomografia, raio x e ressonância magnética.


Hemodinâmica


Já o serviço de Hemodinâmica é equiparado aos existentes em hospitais renomados do país. Alia tecnologia à alta qualidade clínica. Um exemplo disso é o equipamento Cineangiográfico Artis Zee Floor (Siemens AG, Medical Solutions, Germany), que através da tecnologia Flat Panel Detector propicia imagens totalmente digitais, de alta resolução e com dose de radiação 50% menor que os outros aparelhos. Possui importantes diferenciais, como a maior versatilidade na movimentação do arco com um único joystick, permitindo angulação ilimitada na aquisição das imagens, análise precisa do calibre e estreitamento dos vasos.


Medicina Hiperbárica


O Hospital São Paulo oferece a oxigenoterapia hiperbárica, tratamento voltado para pacientes que procuram uma alternativa para cicatrização. Este serviço pode ser utilizado por clientes da Unimed de Araraquara, de acordo com o contrato do plano, e por clientes particulares. Para mais informações, entre em contato com a equipe da Medicina Hiperbárica:   (16) 3303-3900


Programas voltados à Humanização


O Hospital São Paulo – Unimed desenvolve várias ações que buscam humanizar o atendimento, proporcionando conforto aos familiares dos pacientes.


Momento Aconchego


O momento aconchego é um tipo de assistência neonatal, baseada no contato pele a pele, precoce e progressivo, entre pai, mãe e bebê. A ideia deste método é simples: o peito do bebê permanece no peito da mãe/pai, promovendo maior estabilidade térmica, maior vínculo afetivo e um melhor desenvolvimento do bebê. Essa ação acontece na UTI Neonatal, com bebês prematuros que já possuem condições clínicas para ficar fora da incubadora. É um momento especial e de grande importância para os pais e o bebê.


Hora do soninho na UTI Neonatal e Pediátrica


Durante meia hora pela manhã, meia hora a tarde e por duas horas a noite, a equipe de enfermagem diminui a luminosidade e os ruídos dos equipamentos. Além disso, a coleta de exames e o excesso de manipulação nos bebês são evitados para proporcionar o máximo de bem-estar ao bebê.



Brinquedoteca


A Brinquedoteca oferece atividades que visam minimizar os efeitos psicogênicos da internação nas crianças, realizando um trabalho focado na humanização familiar e ainda estimular a continuidade do tratamento. Atividades como ludoterapia, criação dos brinquedos utilizados e a decoração dos ambientes com motivos infantis possibilitam uma recuperação mais rápida e tornam o dia a dia dentro do hospital menos traumático. Está localizada no 3º andar do Hospital, com ambiente preparado especialmente para a realização de um trabalho exemplar no ambiente pediátrico-hospitalar, com voluntárias altamente especializadas.

Saiba mais sobre a Brinquedoteca.

Presença dos pais na sala de Recuperação Anestésica (Centro Cirúrgico)


O Hospital São Paulo permite que os pais estejam ao lado do bebê ou criança na sala de recuperação do centro cirúrgico, para amenizar a sensação de desconforto e medo, proporcionando segurança, tranquilidade e carinho neste momento. Presença de familiar na sala de parto O momento do nascimento de um bebê é de muita expectativa e ansiedade para os familiares. Para proporcionar tranquilidade e apoio emocional à futura mamãe e para o bebê nascer cercado de carinho e afeto, um representante da família pode acompanhar esse momento inesquecível dentro da sala de parto.


Pastoral da Saúde e Capela


O Hospital São Paulo – Unimed permite que o paciente receba visitas de representantes religiosos e agentes de pastoral, que trazem apoio espiritual no momento da internação. Há também uma capela para pacientes e acompanhantes fazerem orações e reflexões.


Informações


Aqui você encontrará informações para o visitante da UTI e também explicações para as principais dúvidas dos pais com filho internado na UTI Neonatal e Pediátrica:



Horário de visitas - Internações

  • Acomodação Coletiva
  • Térreo: das 16h30 às 18h30
  • 1º andar: das 16h30 às 18h30
  • 2º andar: das 16h45 às 18h45
  • 3º andar: das 16h30 às 18h30
Acomodação Privativa
das 8h00 às 22h00

Maternidade


O Hospital São Paulo oferece às mamães e aos acompanhantes atendimento diferenciado.

As acomodações possuem infraestrutura apropriada para a mamãe sentir-se confortável e bem cuidada pelas equipes médica e de enfermagem, durante a permanência no hospital.


Recentemente, foi inaugurado um novo berçário. O local oferece estrutura com modernos leitos e novos equipamentos neopediátricos, além de situar-se mais próximo à UTI Neonatal, o que proporciona maior conforto aos bebês, mais tranquilidade às famílias e maior agilidade nos processos, em casos de necessidade. São 20 novos berços, maior área para banhos, além de nova iluminação e pintura de desenhos lúdicos.


Além de uma equipe especializada e completa, com médicos, fisioterapeuta, nutricionista, fonoaudióloga, enfermeiros e técnicos de enfermagem, também estão à disposição da família psicólogo e assistente social.


E logo após o nascimento são realizados exames primordiais que garantem uma avaliação eficaz da saúde do recém-nascido e, se necessário, é encaminhado para tratamento específico. São eles:


Durante a permanência no hospital, as mamães também recebem diversas orientações, inclusive sobre amamentação e como dar banho no bebê. Ou seja, o Hospital São Paulo oferece à mamãe e ao bebê um atendimento diferenciado e uma estrutura completa que torna esse momento seguro e muito mais que especial.

Nutrição


O serviço de nutrição dietética do Hospital São Paulo tem como prioridade o cuidado com a alimentação dos pacientes.


O Serviço de Nutrição Dietética (SND) possui um Lactário capaz de preparar, com toda segurança necessária, fórmulas lácteas, dietas enterais para pacientes que se alimentam por sonda e suplementos nutricionais.


A equipe segue rigorosamente as orientações médicas para que a dieta contribua para a recuperação de cada paciente.



Para maior comodidade, acompanhantes e visitantes também podem fazer a refeição dentro do hospital. No cardápio do restaurante são oferecidas mais de nove opções de pratos servidos diariamente no almoço e cardápio específico para o jantar. Já a lanchonete é voltada a uma alimentação mais rápida, com lanches, salgados e pratos prontos.